Programa Radiante Ambiental

O Programa Radiante Ambiental visa sensibilizar os colaboradores para questões ambientais.

Desde sua implantação, a iniciativa tem estimulado todos – tanto o pessoal do administrativo quanto o de campo – a incorporar princípios e critérios socioambientais em todas as suas atividades dentro e fora da instituição.
Entre as ações, está a “Campanha do Plástico Duro – Nós podemos fazer a nossa parte!”, lançada em janeiro, que promove constante incentivo para que os colaboradores tragam de suas casas os resíduos de plástico duro (Polietileno de Alta Densidade – PEAD).
Inicialmente em prática na matriz, a campanha pretende minimizar o impacto ambiental referente a esse resíduo, por isso, ele é comercializado para a MADEPLAST, onde é reciclado e seu resíduo é utilizado na composição da madeira plastificada. Nesse processo, a iniciativa mantém também sua responsabilidade social, dando destino ao recurso arrecadado na comercialização, convertendo-o em ações voltadas à comunidade do entorno por meio de cursos de qualificação profissional.
A campanha
A campanha tem como base dados relevantes do cenário local, tais como estudos realizados de 2006 a 2010 pela Prefeitura Municipal, que revelam a imensa geração de resíduos sólidos por ano para cada morador de Curitiba e Região: em média 252 quilos, sendo que aproximadamente 17% correspondem a resíduos de plástico duro.
Os colaboradores são convocados a entregarem na empresa plásticos como: embalagens de material de limpeza e cosméticos, coloridas e duras (embalagem de água sanitária, desinfetante, shampoo, protetor solar, creme hidratante, etc.). Não são recomendadas a serem entregues na empresa embalagens transparentes como: garrafas pet de qualquer natureza, detergente e desinfetante. O armazenamento do material arrecadado periodicamente é feito na Central de Resíduos da matriz, sob a responsabilidade de Priscilla Gaideski, do Programa Radiante Ambiental.
Para que todos os colaboradores possam participar das ações, o departamento de Marketing e Sustentabilidade da Radiante desenvolveu uma cartilha de orientação com informações sobre a importância da reciclagem do resíduo tipo “plástico duro” e o impacto da não reciclagem ao meio ambiente. Além disso, o mascote do programa, o “Verdinho”, acompanha todas as fases do projeto, incentivando os colaboradores com dicas e sugestões.
O Programa Radiante Ambiental também já está implantando ações e procedimentos de cunho ambiental dentro da Radiante, inclusive, com a definição de uma política ambiental, à disposição na intranet e em quadros espalhados pela instituição. A empresa está trabalhando para estar cada vez mais alinhada com as normas ambientais, minimizando os impactos ambientais provenientes de seus serviços, por meio da coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos.