Nasceu em Lages (SC); 63 anos. Atua há mais de 40 anos no setor de telecomunicações; Empresário com formação em Engenharia Eletrônica, Bacharel em Física e pós-graduado em Física Aplicada, tendo cursado também Administração para Graduados; proprietário e diretor presidente da Radiante Engenharia de Telecomunicações Ltda, com sede em Curitiba e atuação em todo território nacional.
É sócio das empresas Industrial Madeireira Lageana Ltda, que atua a 69 anos na região Serrana de Santa Catarina e da Corinfo Gestão e Tecnologia, especializada em softwares de ERP e CRM para empresas de engenharia e prestadores de serviços. É Titular das empresas Madeplast Indústria e Comércio de Madeira Plástica Ltda., fabricante de madeira plástica e da Radiante Florestal Ltda.; Vice-Presidente da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, onde também coordena o Conselho Temático do Desenvolvimento das Cidades da instituição.
O empresário está à frente da presidência do Conselho Superior do SIITEP – Sindicato das Indústrias de Instalações Telefônicas; é diretor de Relações Institucionais da ABEPREST – Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática e Diretor de Relações Institucionais da FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações;
Helio Bampi integra o Conselho Deliberativo da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná; participa do Conselho Estadual das Cidades – CONCIDADES, Companhia de Desenvolvimento de Curitiba da Agencia Curitiba de Desenvolvimento e do IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. É membro do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná e do Conselho de Comércio Exterior – CONCEX da Associação Comercial do Paraná.
Em 2007, o empresário recebeu a LAUREA do Mérito Industrial do Paraná. E, em Janeiro de 2013, foi agraciado com o Diploma de Mérito do CREA-PR, pelos relevantes serviços prestados à Engenharia do Paraná.

Carreira                      Sustentabilidade