Integrantes da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia da secretaria estadual para Assuntos da Copa do Mundo definiram nesta segunda-feira (09) diversas ações na área de Tecnologia da Informação e sobre a instalação do sistema de rede 4G. A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
A assessora da empresa Oi no Paraná, Kátia Garbin, falou sobre a implantação da tecnologia de rede de alta velocidade 4G. “Estamos realizando vários testes e até o final do ano iremos disponibilizar comercialmente o sistema 4G”, afirmou. “Também estamos fazendo muitos reforços no 3G para a Copa 2014, já que o maior público de usuários ainda será desta tecnologia, apesar da implantação do 4G”, informou Kátia.
A implantação da nova tecnologia junto ao estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense, ficou por conta da operadora Tim, que vai fazer a ativação para as demais, num consórcio entre as operadoras Tim, Claro, Oi e Vivo.
O representante da Match Services, Marcelo Pessoto, informou que na próxima semana a empresa fará uma reunião em Curitiba para definir o cronograma de implantação e controle de TI.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, comunicou que esteve com o vereador Pedro Paulo e foi informado que o tema 4G será debatido na Câmara Municipal de Curitiba já na próxima semana, com a apresentação de uma lei para instalações de novas antenas. “É um assunto que requer uma certa urgência”, disse Bampi.
O coronel Rômulo Marinho fez uma apresentação sobre o planejamento do Exército Brasileiro para a Copa. “Vamos implantar duas antenas para a utilização de cerca de 550 rádios troncalizados para a Copa, ou seja, vamos conversar com todos os setores da preparação do mundial”, disse o coronel. Ele informou também que as Forças Armadas estarão integradas com as equipes de Segurança Pública, utilizando cerca de 4 mil militares. “Teremos um Centro de Operações no Quartel General do Exército, em Curitiba, com link direto e operando on-line com todos os setores de inteligência”, destacou o coronel.