Integrantes da Câmara Temática de Comercial e Tecnologia da secretaria estadual para Assuntos da Copa do Mundo definiram nesta segunda-feira (09) diversas ações na área de Tecnologia da Informação e sobre a instalação do sistema de rede 4G. A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
A assessora da empresa Oi no Paraná, Kátia Garbin, falou sobre a implantação da tecnologia de rede de alta velocidade 4G. “Estamos realizando vários testes e até o final do ano iremos disponibilizar comercialmente o sistema 4G”, afirmou. “Também estamos fazendo muitos reforços no 3G para a Copa 2014, já que o maior público de usuários ainda será desta tecnologia, apesar da implantação do 4G”, informou Kátia.
A implantação da nova tecnologia junto ao estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense, ficou por conta da operadora Tim, que vai fazer a ativação para as demais, num consórcio entre as operadoras Tim, Claro, Oi e Vivo.
O representante da Match Services, Marcelo Pessoto, informou que na próxima semana a empresa fará uma reunião em Curitiba para definir o cronograma de implantação e controle de TI.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, comunicou que esteve com o vereador Pedro Paulo e foi informado que o tema 4G será debatido na Câmara Municipal de Curitiba já na próxima semana, com a apresentação de uma lei para instalações de novas antenas. “É um assunto que requer uma certa urgência”, disse Bampi.
O coronel Rômulo Marinho fez uma apresentação sobre o planejamento do Exército Brasileiro para a Copa. “Vamos implantar duas antenas para a utilização de cerca de 550 rádios troncalizados para a Copa, ou seja, vamos conversar com todos os setores da preparação do mundial”, disse o coronel. Ele informou também que as Forças Armadas estarão integradas com as equipes de Segurança Pública, utilizando cerca de 4 mil militares. “Teremos um Centro de Operações no Quartel General do Exército, em Curitiba, com link direto e operando on-line com todos os setores de inteligência”, destacou o coronel.
A reunião foi presidida pelo assessor técnico da Celepar, Adão Antonio Pedroso, e contou com a presença dos seguintes órgãos: Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (Iel), Concidades, Polícia Militar, Lactec, Fecomércio, Exército Brasileiro, Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Instituto Curitiba de Informática (ICI), Comitê Organizador Local (COL), Associação Comercial do Paraná (ACP), Casa Civil e Secretaria de Controle Interno.