Para ampliar cada vez mais a visão estratégica da Radiante com foco na sustentabilidade, neste ano, a empresa não terá mais um balanço social e passa a divulgar suas ações por meio de Relatório de Sustentabilidade.
Com divulgação anual, o Relatório de Sustentabilidade da Radiante tem como objetivo principal prestar contas para os públicos com os quais a empresa se relaciona e, sobretudo, traçar metas em longo prazo, medindo-as e melhorando-as ano após ano. O relatório é baseado nas diretrizes do GRI 4 (Global Reporting Initiative), o modelo mais completo e mundialmente difundido. Seu processo de elaboração contribui para o engajamento das partes interessadas da organização, a reflexão dos principais impactos, a definição dos indicadores e a comunicação com os públicos de interesse.
O documento é um marco nas operações da Radiante e vai relatar vários indicadores de desempenho nas áreas econômica, social e ambiental. Em sua primeira edição, que está sendo produzida desde julho do ano passado, o Relatório trará dados do período de janeiro a dezembro de 2014.
Medindo o desempenho econômico
O Relatório de Sustentabilidade da Radiante é a principal ferramenta para aferir os desempenhos econômico e socioambiental adotados pela matriz e pelas filiais da organização. A produção desse documento impõe à diretoria e aos gestores um grande desafio na busca da ampliação da visão estratégica com foco na sustentabilidade.
Para que o trabalho de desenvolvimento do relatório ocorra, a empresa terá grandes desafios, segundo o diretor-presidente da Radiante, Helio Bampi. “Podemos destacar, entre os desafios que temos: a melhoria dos processos com foco no cliente, maior rentabilidade dos contratos, e, sobretudo, o engajamento de todos os colaboradores e parceiros na visão da sustentabilidade da nossa organização”, declara.
Visão estratégica em foco
Helio Bampi destaca que com o Relatório de Sustentabilidade, a Radiante consolidará sua visão estratégica com foco nas melhores práticas organizacionais e de mercado. “Estamos em busca de um crescimento sistêmico voltado aos âmbitos econômico, social e ambiental e, por esse motivo, decidimos relatar nossas ações e procedimentos em um relatório baseado em normas internacionais, amplamente utilizadas por grandes empresas, não só no Brasil, mas mundo afora”, afirma.
Um olhar para o futuro
A Radiante sai na frente ao lançar o relatório, pois nenhuma empresa do mesmo segmento no Brasil tem um documento como esse. É uma adequação de mercado, que visa tornar as operações da organização cada vez mais sustentáveis, com foco em melhoria da gestão e processos.
A busca de referências internacionais para o documento, segundo o diretor-presidente da Radiante, é porque o Relatório de Sustentabilidade GRI4 dita os padrões internacionais de maneira abrangente e completa, determinando que as empresas devam divulgar informações sobre os impactos positivos e negativos no meio ambiente, na sociedade e na economia dentro do seu escopo de negócio. “As empresas que, no futuro, não se adequarem a essa realidade de mercado certamente desaparecerão. Buscamos a perenização da Radiante por meio da sustentabilidade do negócio. Por esses motivos, lançamos nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade”, destaca Helio Bampi.